Quem Somos Nós

Primeiro, quem foi Eurípedes Barsanulfo?
Eurípedes Barsanulfo foi educador, político e jornalista, além de destacar-se como médium. Nasceu no dia 1º de maio de 1880, na cidade de Sacramento, em Minas Gerais. Eurípedes fundou a primeira escola espírita do Brasil, o Colégio Allan Kardec, que ofereceu educação gratuita para crianças e órfãos sem condições de arcar com as despesas educacionais.
Sendo assim uma inspiração para nossa instituição.

O Instituto Espírita Eurípedes (IEE) é uma associação filantrópica, espírita, sem fins lucrativos que iniciou suas atividades em 1995. A motivação para a criação do IEE foi o desejo de contribuir para a melhoria de vida das pessoas que se encontravam em situação de vulnerabilidade social. Mas, essa contribuição vai além de simplesmente doar alimentos e roupas, mas possibilitar a geração de renda através de cursos de capacitação profissional. Seu nascimento se deu após a Creche Bom Pastor, que funcionava no local, ceder o espaço em comodato para a realização das atividades do IEE.
Por sua natureza filantrópica, destina-se exclusivamente a promoção e atenção a assistência social, educação e cidadania. As atividades são voltadas para crianças, jovens e adultos.
Todo recurso arrecadado é destinado às atividades do IEE, não havendo distribuição de lucros ou bônus. Os dirigentes não recebem remuneração. Os bens e demais fontes diretas e indiretas de recursos são direcionados exclusivamente à manutenção das atividades do IEE.
As fontes principais de recursos são contribuições associativas de caráter voluntário e sem contraprestação, doações, recursos de projetos de órgãos privados ou públicos.